Notas curtas sobre Cecosesola

Por Dé

Pensei em escrever umas notas curtas, com algumas interpreteções minhas das dinamicas que vivenciei por alguns meses na rede de cooperativas CECOSESOLA. A rede conta com grupos de trabalhadores distribuidos em varios estados da Venezuela e tem uma dinamica de trabalho muito fluida.

  • Em CECOSESOLA, uma grande parte dos e das trabalhadores cooperadas são muito jovens. Entre 20 e 28 anos talvez. Algumas pessoas diceram que pessoas mais velhas, muitas vezes já são muito domesticadas em trabalhos com relações mais rigidas.
  • Os mutirões de limpeza de uma da feira da rede (eu cooperei na feira do centro da cidade de Barquisisimeto) são dinamicas impressionates. São centenas de pessoas limpando e organizando todo o espaço, sem uma pessoa ou grupo de coordenação. Essa dinamica já acontece a muitos anos, então pouco a pouco se percebe que o espaço vai se tornando mais limpo e organizado, até que todos percebem que o trabalho esta terminado.
  • A situação economica da Venezuela, para muitas pessoas, é desesperadora. E muitas pessoas se vem estimuladas a tomar atitudes desonestas em seu cotidiano. Inclusive alguns acontece com alguns trabalhadores cooperados de CECOSESOLA. A organização da rede é muito flexivel, e na minha opinião, lida relativamente bem com a situação. Cada caso identificado é discutido em reuniões, onde buscam estimular de valores de responsabilidade e transparencia.
  • A rede mantem uma posição de autonomia em relação as ideologias e posições politicas. Trabalham na rede pessoas de várias linhas ideologicas, no entanto, a rede em si, não assume bandeira de nenhuma ideologia.

Com essas notas curtas tentei uma vez mais compartir um pouco da força e da potencia que senti nos trabalhos da rede. É dificil colocar em palavras a sensação de trabalhar com centenas de pessoas sem uma hierarquia e sem cargos fixos, numa experiencia de tantos anos.