Utilidade Publica – Sobre extrategias e mangueios para o costa da Colombia

É interessante seguir compartilhando os aprendizados e extrategias que vamos desenvolvendo para sobreviver no rolé. Como estamos fazendo com a questão da grana, da hospedagem, da comida…

Em algum momento isso pode servir para alguem que quer fazer um rolé pros esses lados da costa da Colombia.

Pensamos que talvez o básico a se pensar é grana, comida e alojamento. Aí vão algumas extrategias que temos desenvolvido para resolver essas questões.

Dinheiro

Antes de começar a viajar, poupamos alguma grana no Brasil durante alguns meses. Ja fora do pais, procuramos maneiras de economizar, gastando só o necessario e de alguma maneira produzindo grana no caminho, vendendo bombons, bolsas e imãs. Estou tambem treinando malabares com intenção de fazer issos nos semaforos e levantar uma graninha assim.

Na Venezuela trabalhamos na CECOSESOLA. Lá recebiamos por dia trabalhado como qualquer trabalhador cooperado e ajudou muito nossa economia.

Temos intenção de tentar conseguir algum financiamento para esse projeto de investigação. Até então não tentamos nada, mas é uma possibilidade, já que temos um projeto já em curso.

Extratégias para conseguir comida no rolé

Viemos muito na disposição de manguear comida nos restaurantes das estradas, como temos o habito de fazer viajando de carona no Brasil. Não tanto como no Brasil, mas as vezes funciona tambem. Mas quando chegamos aqui, vimos que nas estradas (pelo menos do norte da Colombia), não existem restaurantes grandes como os das estradas brasileiras. O que existem são restaurantes pequenos de povoados. Aí o que temos feito e funciona bem para poupar grana é ter um pouco de arroz e lentilha, e pedir em casas de povoados que encontramos na estrada que cozinhem para nós. Ai picamos uns tomates, podemos ralar uma cenoura e pronto.

Na estrada o que tem funcionado bem manguear são frutras, em banquinhas que encontramos. Pedimos alguma fruta e sempre rola umas bananas, umas laranjas e etc.

Nos sacolões e restaurantes temos tentado trocar as bolsas que produzimos por comida. As vezes funciona tambem.

Hoje estamos em Sincelejo, a uns 150km de Cartagena. SAM_0479Aqui tem um grande mercado de verduras onde o recicle funciona bem! Quando digo recicle é chegar no mercardo e conseguir acessar de grátis a comida que não vendem porque tem alguma parte «feinha» ou amassada.

Nas estradas quase não se tem postos de gasolina para pedir agua. Pensamos que é por causa da guerrilha, que a pouco tempo bombavam no país, as pessoas talvez não investiam em comercios na estrada porque eram alvo fácil. Então temos pedido agua nos postos policiais e casas na beira da estrada. Tem rolado sempre.

AlojamentoSAM_0465

Procuramos fazer contato por couchsurfing, e quando rola, paramos uns dias nessa cidade. As vezes não rola.

Temos uma barraca com a gente. Em Turbaco, pertinho de Cartagena, pedimos alojamento no corpo de bombeiros. Rolou demais. Eles disseram que sempre recebem viajantes por varios dias. Uma vez receberam um viajante por 10 dias. Lá tinhamos banheiro com choveiro, cozinha e lugar seguro para acampar. Já em Sincelejo o corpo de bombeiros de lá não nos recebeu e acabamos acampando numa praça da cidade.Primeiro investigamos se a região era perigosa ou não. Daí conversamos com os vizinhos e nos deixaram usar o banheiro. De qualquer forma, sempre rola de tentar o canal dos bombeiros.

SAM_0480As Bicicletas

Começamos o rolé de bicicleta com umas caixas de feira, onde colocamos nossas muchilas. Agora estamos com a extrategia de colocar umas bombonas, como Alforjes. A bicicleta fica mais equilibrada e com um visual mais moderno e menos pesada.

É isso mais ou menos. A medida que vamos desenvolvendo estrategias, vamos compartilhando aqui. E se alguem tiver alguma para compartilhar com a gente também, fique a vontade!