Primeiro post desde a Venezuela

Por Dé

 

(Tenha paciência. Esta faltando uma letra no teclado do nosso pc.)

Estamos na Venezuela já a duas semanas e pela primeira vez em minha vida, saio do meu pais.

Estou tentando desenvolver meu espanhol, minhas pesquisas e me sentir mais seguro.

A estadia aqui esta sendo muito surpreendente. Me parece um pais com um forte movimento e consciência esquerdista. Tudo no *achismo*, afinal estou aqui a pouco tempo. De qualquer forma, acredito que os movimentos sociais brasileiros tem muito a aprender com as experiencias daqui.

Um pais que se posicionou de maneira muito forte contra o capitalismo mundial, mas que, por vários motivos, agora passa por uma grande crise. A escassez de alimentos e recursos aqui esta séria, levando o pais a beira do caos. Tivemos contato com pessoas de opiniões as mais diversas sobre a situação, que é critica.

Passamos por Caracas e agora estamos em Barquisimeto. Aqui estamos trabalhando na CECOSESOLA, que tem me parecido ser uma linda experiencia de cooperativa de trabalhadores. Se não me engano, são mais de 1500 associados que tocam um projetos de plantios, feiras de alimentos, funerária, hospital e etc. Sem nenhuma hierarquia.

A reunião que ate agora participei parecia muito as reuniões da SOMAIE, terapia anarquista que se desenvolve no Brasil. Só que com umas 200 pessoas participando.

A cooperativa vive já com receios e ameaças de saqueio de seus depósitos. Em outros mercados aconteceram em outras feiras do pais.

A galera que se interessa por economia solidaria e organização de feiras, com a Feira do Espaço Comum Luis Estrela e a feira da Casa da Lagartixa Preta, fica a dica para pesquisar essa experiencia. É impressionante e inspiradora mesmo.

Nossa proposta é de seguir trabalhando na cooperativa enquanto estivermos aqui. Para termos a vivencia, aprendermos um pouco com a galera, e levantar uma grana pra vivermos aqui também.

Seguindo a proposta de nosso role (e tentando evitar a sedutora neurose coletiva pela situação do pais), pretendemos pesquisar projetos educativos mundo afora, e também desenvolver outras trocas mundo afora, fica também a dica de pesquisar os seguintes pratos da comida Venezuela:

  • Cachapa – é como um chapate de milho triturado, com queijo. Veganos e veganas podem substituir por outros recheios.
  • Golfeado – que é um pao delicioso com rapadura.

São maravilhosos os pratos.

Vamo que vamo! Vou tentar manter a escrita e a publicação para compartilhar um pouco da viagem com quem se interessar!

Bjos!